top of page
Buscar
Foto do escritorFeriado no Teatro

Equipe Feriado entrevista Grupo Anônimos

Em entrevista para a equipe do projeto "Feriado também é dia de ir ao Teatro", o Grupo Anônimos falou sobre a sua trajetória, estratégias, perspectivas e como é fazer teatro no Espírito Santo.


Grupo Anônimos

Equipe Feriado: Como nasceu o grupo? Qual a sua história? 


Grupo Anônimos: O Grupo Anônimos de Teatro nasceu em 2008 em Cachoeiro de Itapemirim após o encontro de jovens universitários que já praticavam o teatro em um curso de extensão numa universidade da cidade. No âmbito universitário, tínhamos algumas práticas que acabamos levando como eixos de trabalho do Anônimos: a construção de trabalhos cênicos como espetáculos e performances, a criação de projetos socioculturais e o compartilhamento das pesquisas e estudos com o outro, seja em oficinas ou em processos quase sempre colaborativos.


Equipe Feriado: Qual sua "pegada"? Procedimentos, estética, princípios de trabalho?


Grupo Anônimos: Cachoeiro de Itapemirim, ao sul das terras capixabas, é solo de bons frutos, que em sua rica história, gerou e prosperou grandes nomes da cultura nacional. Cita-se Rubem Braga, Newton Braga, Roberto Carlos, Jece Valadão, Luz del Fuego, Sérgio Sampaio, entre tantos outros grandes nomes de nossa cultura popular brasileira. Foi berço do café no início do século XX, justificando, até hoje, ser uma cidade-referência, influenciando a vida de mais de 600 mil pessoas nos municípios que pertencem ao sul capixaba. Hoje, a Atenas Capixaba se enaltece de suas fortes raízes e de seu empenho em manter acessa a chama da arte. É essa chama que rege os artistas do Grupo Anônimos de Teatro, que se esmeram na edificação de uma práxis cultural transformadora em/de nosso povo. 


Equipe Feriado: Quais as estratégias para crescer e se desenvolver?


Grupo Anônimos: Ainda que as dificuldades sejam grandes, a força de criação e de levar os trabalhos adiante persiste. Já nos apresentamos em empresas, praças, teatros, hospitais, pontes, lonas de circo, calçadas e ruas de diversas cidades do Espírito Santo, do Brasil, na Argentina, Uruguai, Colômbia e diversas cidades do Chile. Esse reconhecimento do nosso trabalho nos levou ao convite pelo programa Espírito Mundo 2013 para apresentações em julho no 1º Festival Ritmos Mundo, em Vila Nova de Gaia, em Porto/Portugal e Espírito Mundo 2014 para apresentações em San Paolo Albanese, na Itália. Nestes dois últimos países, foram apresentados os espetáculos A CULPA e KAFKA DE FORA PARA DENTRO. Em 2017, montamos o espetáculo VERMELHO em parceria com o ator mexicano Leo Bautista, montando o espetáculo no México e obtendo a parceria da Embaixada do Brasil naquele país. Não há muitos segredos para trabalhar com o teatro. Em nosso caso, a força que nos rege é fazer. Fazer, fazer, fazer. Errando, acertando, conhecendo, caminhando com o que se tem, com quem quiser vir junto. Também conhecendo as políticas públicas para a cultura para investir nas nossas ações, em nossas ideias. E assim seguimos adiante. 


Equipe Feriado: Como vê o cenário atual no Espírito Santo e quais os planos para o futuro?


Grupo Anônimos: O Espírito Santo vive fases de movimentos de teatro. Ora estão todos praticando, fazendo, criando e se formando, ora há uma entre safra, em que grupos acabam, se esvaem, produções diminuem, editais ficam escassos. Mas há sempre um fazer. Uma criação sendo pensada, criada, desenvolvida, de norte a sul do estado. Há um movimento maior na Grande Vitória e no sul do estado com grupos, espaços culturais e festivais. Poucos, muito poucos, mas importantes, resistentes com atividades ininterruptas, mas ainda dependentes de recursos públicos para criações. No Grupo Anônimos, fazemos nas duas vias: recursos próprios e recursos públicos. Ações sempre gratuitas, compartilhamento dos saberes e troca com outros artistas. Para o futuro, nesse ano em que completamos 10 anos, vemos cada vez mais a vontade de estar com nossos pares, criando e colaborando com o outro. É no outro que encontramos nossa força motriz.


Para conhecer mais o Grupo Anônimos acesse o link: www.grupoanonimosdeteatro.blogspot.com

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page