top of page
Buscar
Foto do escritorFeriado no Teatro

E Feriado?... É dia de Teatro!!

Atualizado: 10 de nov. de 2018

📷

O Pastelão e a Torta. Folgazões. Fotografia: Raphael Diniz.



Ir ao Teatro é uma cultura. Não está dado de antemão e não se trata de gostar ou não gostar, mas de se envolver com o universo das Artes Cênicas.


O Teatro é uma atividade bastante complexa, que junta dança, musica, artes plasticas, cultura, pensamento. É uma atividade que precisa preparo e quando dá certo, uma peça pode durar quarenta anos.

Lembremos de "O Mistério de Irmã Vap" com Marco Nanine e Ney Latorraca, ou de "Café com Queijo" do Grupo LUME. Ou ainda dos musicais da Brodway que vivem sendo remontados.


O que acontece é que, como todos repetem e repetem "o capixaba não valoriza o que é da própria terra". Teatro? Só o que vem de fora. É exatamente isto que o projeto "Feriado também é dia de ir ao teatro" procura combater: a ideia de que santo de casa não faz milagre. Faz sim!


O projeto pretende mostrar ao capixaba que aqui tem muito teatro, e teatro bom, e teatro jovem, com grupos novos se formando, formados para invadirem o mercado e mais, construírem o mercado. Ao lado de grupos consagrados como "Gota, Pó e Poeira", "Anônimos", "Teatro Urgente" e "Folgazões", novos grupos como "Avessos", "Di Lata", "Cia Nós" e "Poéticas", vem para multifacetar a cena capixaba.

Cultuar esta enorme colcha, teia, cena, panorama, é o que pretendemos. E abrir o acesso às periferias. Poque "cultura é um direito de todos!" Está na constituição. E a galerinha que mora em Terra Vermelha ou Cobilândia vai ser trazida de ônibus, vai fazer uma aula de teatro e vai ver um espetáculo. Sem pagar nada. Sem pagar? Ou já paga?


Acreditando que a difusão teatral é uma das funções do estado, o projeto "Feriado também é dia de ir ao teatro" foi contemplado pela SECULT no Edital Setorial de Artes Cênicas - edital que é feito justamente para isto: para ações formativas.


Que venha o publico! É de graça? É sim senhor! Tem "A Menina que queria ser estrela", "Alice Uma Quase Ópera Punk-rock Contemporânea", "Peter Pan", "Love Fair", Por que Joana?", "Filhos do Passado", "Ópera Pobre", "A Culpa", "A estória do homem que vendeu a alma ao diabo e quase perdeu o seu amor" (nome comprido) e "O Pastelão e a Torta".


Tem comédia, Teatro de Rua, Teatro Performativo, Teatro Pós-dramático, teatro mais denso, teatro mais leve, tem de tudo. Basta acessar o site para se informar mais: https://ciapoeticas.wixsite.com/feriadonoteatro


Todas as apresentações serão em Vila Velha, na Praça Duque de Caxias, no Centro, umas dentro e outras fora do Teatro.


A primeira é (para divertir mesmo) "O Pastelão e a Torta" do "Folgazões", um dos grupos mais respeitados do Espírito Santo! Será as 17h na Praça, no Feriado da Colonização do Solo Espíritosantense! Sabe que dia é? 23 de maio!


Depois, segue Teatro em todo feriado até 15 de outubro! O Teatro é festa, é confraternização, é encontro, celebração. Teatro é vida! E Feriado? É dia de Teatro!

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page